Os ferroviários de São Paulo aprovaram em assembleia realizada na noite desta terça-feira (25) a suspensão da greve das linhas 11-coralkto entrar login, 12-safira e 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A paralisação estava prevista para começar a partir da 0h desta quarta (26) e tinha como alvo a proposta da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) de privatizar o serviço. O governo de São Paulo leiloa na sexta (28) as três linhas de trens, cujos investimentos previstos serão de R$ 14,3 bilhões em 25 anos de concessão.
Na assembleia, foram 23 votos contra a paralisação e 20 a favor, com 4 abstenções. A categoria aceitou ainda que os funcionários usem preto como protesto contra a privatização e a formação de uma comissão para debater o tema.
tiger fortuneSegundo Fernando Ricardo da Costa, diretor de conselho fiscal do sindicato, será dado um prazo até sexta-feira para o governo dar um posicionamento sobre garantia de 2.300 empregos nas duas linhas.
"Se isso não acontecer, não sei o que vai ser, isso aqui pode ficar lotado de gente", afirmou. Como a categoria está em estado de greve, uma assembleia pode ser chamada rapidamente, explicou ele.
A votação ocorreu com mais de uma hora de atraso, em meio a protestos de outros sindicatos, partidos e movimentos de esquerda, que foram até a sede do sindicato no Brás, região central de São Paulo, apoiar a greve.
A categoria aprovou ainda a realização de um protesto no mesmo dia em frente a sede da Bolsa de Valores (B3) no centro de São Paulo, contra a privatização. O leilão vai acontecer no local.
Em audiência presencial na Justiça do Trabalho, que começou por volta das 23h, o acordo foi formalizado e foram realizados encaminhamentos como a formação de uma comissão da qual fará parte o sindicato, a empresa e o Estado, além de representantes do Sindicatos dos Engenheiros e do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de São Paulo.
A melhor experiência é aqui | Aposte em seu esporte favoritoA categoria ainda espera ter uma cadeira nas discussões sobre a concessão do sistema ferroviário, conforme discutido nas audiências na Justiça.
tigrinho fortune fortuner tigerNa apresentação das propostas, a diretoria chegou a afirmar que o sindicato iria à audiência no TRT ciente de que não conseguiria reverter a privatização das linhas, pois era um projeto político do governo Tarcísio.
fortunetigerDo lado de fora, ocorreram uma sequência de discursos contra a decisão e a privatização.
Houve gritos de guerra contra o governador Tarcísio e de greve já.
Com um sistema de som do lado de fora, na calçadas, sindicalistas e representantes de outros movimentos chamavam os diretores do sindicato de pelegos e diziam que iriam passar um abaixo assinando nas estações para convocar uma nova assembleia para greve nesta quinta-feira (27).
Os ferroviários que defendem a greve querem provar que a assembleia foi contra o estatuto ao não reunir 2% dos sindicalizados.
Para a oposição do sindicato, a categoria perdeu uma oportunidade de pressionar o governo, ao não parar quando há grandes eventos na capital, a final do Campeonato Paulista de futebol, nesta quinta, entre Corinthians e Palmeiras, em Itaquera, zona leste, e o festival Lollapalooza, também a partir desta quinta no autódromo de Interlagos, na zona sul.
jogo do.tigre"Não vamos estar desmobilizados, vamos manter o estado de greve e o ato do dia 28 na B3", afirmou Costa, pouco antes da votação.
A proposta de suspender a greve foi levantada durante audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região na tarde desta terça. O desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto propôs uma cláusula chamada de paz temporária para adiamento da paralisação, inicialmente marcada para começar a partir da 0h desta quarta-feira.
Foi essa a proposta levada para os ferroviários na noite desta terça —a assembleia já estava marcada para ratificar a greve. Ela tinha sido aprovada inicialmente na semana passada.
Wi-Fi mais rápido do Brasil — Com a Banda Larga de 350 Mega + Globoplay...De acordo com a proposta do desembargador, a paralisação será suspensa até sexta.
Enquanto isso, segundo o tribunal, os empregados estariam autorizados a fazer assembleias nas estações para conscientizar a população sobre as ameaças aos postos de trabalho que entendem haver com a concessão das linhas.
Costa, do sindicato, disse que a Justiça abriu a possibilidade de os ferroviários protestarem dentro das estações. "Isso não era possível."
Uma greve pode atingir cerca de 550 mil passageiros que usam as linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade.
A CPTM afirmou que em caso de greve iria pedir que a Justiça determinasse a manutenção de 100% do efetivo dos ferroviários no horário de pico e 80% nos demais horários
O número representakto entrar login, aproximadamente, a média diária dos quase 17 milhões embarques nas três linhas em todo o mês de janeiro, dado mais recente disponível nas estatísticas da companhia.