A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) vai discutir em plenária a possibilidade de anulação do rebaixamento da Unidos de Padre Miguelplataforma nova pagando tigrinho, escola de samba que terminou na última colocação (12°) no Carnaval de 2025.
A agremiação entrou com recurso na liga momentos após a apuração, na Quarta-Feira de Cinzas (5). Ela reclama de dois aspectos: um suposto problema no carro de som que teria durado 17 minutos —os desfiles duram entre 70 e 80 minutos— e a justificativa de uma julgadora, que retirou um décimo de samba-enredo da escola por "excesso de termos em iorubá" na composição.
A justificativa foi vista pela escola como intolerância religiosa.
Venha para a ZA9BET e Ganhe — Explore os jogos mais populares: Aviator, Fortune Tiger, Spaceman e mais! Jogue cassino ao vivo com dealers em português. Experiência incrível! Suporte ao jogador 24/7.A escola rebaixada perdeu 1,2 ponto em harmonia (o entrosamento entre o ritmo e o canto dos desfilantes), bateria e samba-enredo, quesitos que poderiam envolver o caso da julgadora e possíveis falhas de som na avenida. A diferença entre a Padre Miguel (266,8 pontos) e a Mocidade Independente (267,9), penúltima colocada, foi de 1,1 ponto.
link do jogo do tigreSobre o som, a agremiação defende que a suposta falha técnica teria atrapalhado o canto do intérprete e dos componentes, o que teria ocasionado a perda de pontos nos quesitos.
Outras escolas, como a Acadêmicos do Grande Rio, segunda colocada, também entraram com recurso para reavaliação de nota, mas apenas o da Padre Miguel foi aceito.
Jogo do FortuneA Liesa afirma que o recurso será votado pelas escolas que compõem o Grupo Especial. A permanência ou rebaixamento da escola vai depender da maioria formada na sessão.
Segundo dirigentes da liga, a previsão é de que a plenária aconteça no próximo dia 20. A data, contudo, não está confirmada.
No sábado das campeãs, o presidente da Liesa, Gabriel David, tratou o caso da julgadora como "racismo religioso".
jogo tigreEm relação ao som, um diretor da Liesa, sob reserva, afirma que falhas técnicas são passíveis de acontecer. O regulamento do Carnaval 2025 indica que "caso ocorra falta, parcial ou total, de energia elétrica ou de som na pista, a escola de samba deverá continuar o seu desfile sem interrupção".
JOGOS 3D Jogue Grátis Online | ZA9BET"Nenhuma outra escola enfrentou um problema dessa magnitude", afirma Lara Mara, diretora de Carnaval da Unidos de Padre Miguel. "Respeitamos o julgamentoplataforma nova pagando tigrinho, mas entendemos que a apuração deste ano trouxe pontos que exigem análise para garantir mais equilíbrio e coerência na avaliação".