A Lua é mais antiga do que se pensavamega ganho tigrinho, segundo um estudo de astrônomos que utiliza a mecânica celeste para confirmar que o satélite da Terra nasceu pouco depois da formação do Sistema Solar.
Quase ninguém contesta mais as circunstâncias de seu nascimento: a colisão da Terra, então recém-formada, com outro protoplaneta, um impacto que lançou ao espaço fragmentos que se aglomeraram para formar a Lua.
No entanto, sua idade continua sendo objeto de debate. Normalmente, ela é estimada com base nas rochas que se cristalizaram quando o oceano de magma original se resfriou e formou a crosta lunar. Essas rochas foram datadas em 4,35 bilhões de anos.
Cadastre-se no ZA9BET — Aposte em seus esportes favoritos com as melhores odds e conquiste grandes vitórias Lua cheia, vista de Buenos Aires, na Argentina - Juan Mabromata - 15.dez.2024/AFP fourtune tigerA Lua "pareceria ter se formado muito tarde,tigre spins Descubra os Melhores Horários para Jogar Fortune Tiger e Maximize seus Ganhos 200 milhões de anos após o início do Sistema Solar", há 4,56 bilhões de anos, observa Alessandro Morbidelli, professor do Collège de France e coautor do estudo publicado na revista Nature. "Tarde demais", diz o especialista em formação e evolução de sistemas planetários.
Esse "atraso" é problemático por duas razões: primeiro, não se encaixa bem nos modelos de formação planetária; segundo, contradiz a presença de cristais de zircão —os mais resistentes— datados em mais de 4,5 bilhões de anos.
ZA9BET | Casa De Aposta - Maior Variedade De MercadosUma discussão sobre o tema no ano passado entre outros dois autores do estudo, Thorsten Kleine, do Instituto Max Planck, e Francis Nimmo, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, resultou em uma "ideia muito simples". Ao menos na teoria.
"A Lua passou por uma segunda fusão provocada pela Terra", explica Morbidelli.
fortune tigerNesse cenário, a Lua teria se formado cerca de 55 milhões de anos após o início do Sistema Solar, e não 200. Pouco depoismega ganho tigrinho, adquiriu sua primeira crosta no transcorrer de alguns milhões de anos.