De olho na COP30como baixar o jogo do tigrinho para ganhar dinheiro, o Ministério de Portos e Aeroportos lançará na B3, na próxima segunda (27), a Política de Sustentabilidade para aeroportos, portos e hidrovias. Por meio dela, o governo cria selos (diamante, ouro, prata e bronze) que premiarão empresas engajadas com a política socioambiental.
O selo diamante, o mais elevado, dará prioridade na habilitação para emissão de debêntures e em financiamentos de projetos com recursos do Fundo da Marinha Mercante e do Fundo Nacional de Aviação Civil. Também servirá de desempate em leilões.
O pacto prevê medidas a serem adotadas tanto pelo governo quanto pela iniciativa privada. Para o setor público, será apresentada a Agenda Anual da Política de Sustentabilidade com divulgação de projetos, estudos e alterações regulatórias.
Saque mais Rápido do Brasil | Receba até 50 Giros GrátisJá para o setor privado, a implementação das ações da Política de Sustentabilidade poderá ser feita por meio do Pacto pela Sustentabilidade.
Para aderir, as companhias precisam atender a alguns critérios, como estar em dia com as obrigações trabalhistas, não ter sofrido denúncias de trabalho forçado ou infantil, nem de assédio ou discriminação sem apuração, e ter seus inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa divulgados em site próprio ou no Programa Brasileiro GHG Protocol, o padrão global para que empresas e organizações mensurem e gerenciem emissões de gases de efeito estufa.
As empresas interessadas terão de apresentar seus projetos, que serão monitorados pelo ministério ao longo de dois meses. De acordo com a execução, elas receberão os selos. A entrega ocorrerá em novembro, dias antes da COP30.
Para obter o certificado diamante, será necessário cumprir ao menos dez das ações previstas nos três eixos da política ESG (ambiental, social e de governança), outras duas metas autodefinidas (uma do eixo meio ambiente e outra do social), além de aderir ao Programa Brasileiro GHG Protocol.
Com Stéfanie Rigamonti
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
COP30 governança meio ambiente mudança climática onu sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2025/01/ministro-cria-selo-que-premia-empresas-aeroportuarias-amigas-do-verde.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
RelacionadasPrevidência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista
fortune tigerInovação rumo ao desenvolvimento sustentável
Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Organizações que defendem minorias no Brasil se preparam para corte de verbas no governo TrumpDecreto determina pausa de 90 dias em desembolsos dos EUA e corte definitivo para temas não alinhados a interesses do país
21.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo mantém sigilo de pesquisas encomendadas sob Lula e vai liberar as de BolsonaroSecom diz que divulgação pode causar 039;pressões externas039; e 039;manipulação da opinião pública039;
21.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aval a federalização de empresas estaduais impõe risco jurídico a governo LulaUnião decidirá se aceita ativos para abater dívida, mas entes podem acionar STF para obrigar operação
21.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok